Capacitor Eletrolítico Explodindo

Imagem
Neste vídeo  além de explodir vários capacitores eletrolíticos, explico de maneira resumida, oque são, oque os fazem explodir e o perigo que representam.

Pilha Caseira de Água e Sal





Usando materiais simples como moedas, pedaço de tecido e arruelas é possível fazer uma pilha caseira.
Como Funciona:
Quando dois metais diferentes são imersos numa solução condutora, no nosso caso água e sal, acontece uma reação química sobre um dos metais que libera íons, os quais se movimentando-se fazem aparecer nos dois metais cargas elétricas de sinais opostos. No nosso caso, usamos o cobre (a moeda de cinco centavos que é revestida de cobre) e o zinco (a arruela que é revestida de zinco). Como o cobre é menos eletronegativo que o zinco, ele perde elétrons com mais facilidade se tornando positivo, isso equivale dizer que os elétrons migram para o zinco, que se torna negativo. Ente os dois metais surge então uma diferença de potencial elétrico, ou seja, uma tensão elétrica de aproximadamente 0,7V. Com três unidades empilhadas obtemos então 2,1V, o suficiente para acendermos um LED vermelho


Veja o vídeo da montagem:




Veja  uma versão mais simplificada



Comentários

  1. Da hora esta pilha mas não consigo fazer

    ResponderExcluir
  2. Desculpa,acho que houve um engano,quem Oxida seria o Zinco,por ter um potencial de Redução muito menor que o do cobre,ou seja,o Zindo cede eletrons pro Cobre,O Papel do NaCl(sal) é justamente não deixar um lado mais negativo e o outro lado muito positivo.

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Seria possivel montar uma bateria de 12v e 100A?
    Você me ajudaria me passando o esquema passo a passo?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Seladora de Plástico Caseira

Semáforo 2.0