Capacitor Eletrolítico Explodindo

Imagem
Neste vídeo  além de explodir vários capacitores eletrolíticos, explico de maneira resumida, oque são, oque os fazem explodir e o perigo que representam.

Gerador Solar Uando LEDs 2

Há varias dificuldades em se usar LEDs para se fazer uma célula solar, já que obviamente não foram construidos para este fim. A primeira dificuldade é a quantidade CORRENTE que eles são capazes de gerar.Por exemplo, os LEDs vermelhos quando expostos a luz direta do sol produzem uma Tensão relativamente alta (em torno de 1,5V), mas a CORRENTE gerada fica em torno de 0,00025A a 0,00060A Dependendo do fabricante.Ora todo dispositivo elétrico necessita de uma quantidade de POTÊNCIA para funcionar (POTÊNCIA é igual a TENSÃO vezes a CORRENTE), o que restringe sua utilização a dispositivos que utilizam pouquíssima corrente como calculadoras e relógios digitais (em torno de 0,00010A). Já para fazer girar um motorzinho de CD que precisa de mais ou menos 0,020A para começar a girar, seriam necessários 34 LEDs ligados em paralelo (na melhor das hipóteses!)
Como então fazer girar um motorzinho com apenas quatro LEDs?

Nesta montagem eu utilizei um tipo especial de LED que é o piscante RGB, pois ele possui internamente um
circuito de comando, cuja região semi condutora fica exposta, e quando submetido a luz solar direta ele gera uma corrente  elétrica em torno de 0,00150A e uma tensão de 0,5V. Mais quando utilizamos uma lupa para concentrar os raios solares no LED a corrente chega até a 0,015A e a tensão a 0,6A! E ligando os 4 em paralelo conseguimos 0,06A mais que suficiente para o motor começar a girar (a tensão permanece a mesma)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pilha Caseira de Água e Sal

Seladora de Plástico Caseira

Semáforo 2.0